Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

sábado, 22 de agosto de 2009

Os quatro Lebowskis


Queridos e queridas,

Pois no post de ontem terminei à procura de Lebowski, e hoje encontrei quatro! Explico. Fui com meus filhos assistir Se beber, não case!, comédia dirigida por Todd Phillips, que trata de uma festa de solteiro sem mostrar a festa. A história gira em torno das peripécias de quatro amigos trapalhões que vão a Las Vegas, para realizar uma despedida de solteiro. Depois de uma noitada no Caesar Palace, o noivo desaparece, e os três atrapalhados padrinhos acordam diante de uma galinha, um tigre, um bebê, uma suíte completamente destruída, e um mistério: o que aconteceu naquela noite?

O filme é um sucesso de público nos Estados Unidos, onde já conquistou a maior bilheteria da história em comédia para maiores de 18 anos. Apresenta os ingredientes de uma história já contada em outros filmes - a despedida de solteiro - mas sob uma ótica original. Apresenta uma espécie de road movie só para homens com mais de 30 anos, mas com um entrosamento no elenco que torna as cenas no carro sempre hilárias, que em alguns momentos lembra John Travolta e seus amigos em Motoqueiros Selvagens. Pode não ser original, mas é diversão garantida.

E o que se espera de uma comédia é que faça rir. As piadas podem ou não ser novas, desde que bem contadas e bem interpretadas, e o filme funciona assim. Não vá assistir esperando ver um grande filme, porque ele é despretensioso, e é bom justamente por isso. Tenho certeza que a equipe e o elenco se divertiram muito gravando as cenas, especialmente com o tigre. E um elenco formado por atores pouco ou nada conhecidos, com exceção do novo galã Bradley Cooper, que manda bem, mas é mais conhecido pelo envolvimento com atrizes como Jennifer Aniston e Renée Zellweger.
As comédias norte-americanas oscilam entre o humor escrachado e rasteiro, e algumas poucas vezes com histórias mais refinadas. Normalmente, ficam na memória as comédias românticas. Se beber, não case me fez lembrar do humor negro e cativante dos Irmãos Coen. E de Lebowski. Em vez de um homem grandão atrapalhado, chapado e ingênuo, ganhamos quatro Lebowskis, cada um à sua maneira: o gordinho doido, o dentista reprimido, o noivo certinho, o bonitão que lidera a manada para o precipício. Mas são amigos, são grandes amigos, esses quatro doidos e cativantes Lebowskis.
Bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário