Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os olhos verdes e Lenine

Queridos e queridas,

O cansaço é uma sensação de exaustão. Vai tomando conta, às vezes aos poucos, às vezes de forma fulminante. E ainda nem é sexta-feira! Mas as olheiras estão maiores, a insônia quebrou seu recorde, e o trio-maravilha chuva-vento-frio me deixa louca! Quero minha vida de volta!

Daí, meus olhos verdes me leva para jantar. Depois, pergunta, preocupado, qual foi a última vez que eu havia jantado? Pergunta se eu almoço. Acho que ele me imagina com overdose de coca-cola e café preto 24 horas por dia. Ele quer saber se eu vou dormir bem esta noite. Pede, sutilmente, que eu me distancie um pouquinho do computador. Eu o escuto atentamente. Gosto de saber que ele se preocupa comigo. Eu não viveria sem a coca e sem o café, nem tampouco respiraria sem o computador e o desfibrilador... E já me acostumei a trocar almoços e jantas por qualquer coisa que eu possa aquecer no microondas.
Pena que o microondas fique longe do computador.

Ele diz que vai dar um jeito de soltar um fio, fazer faltar luz, qualquer coisa, que me impeça de virar a noite no computador. Mas ele lê o que eu escrevo. Ele me leva para tomar café. E falamos de filmes, e filmes, e filmes, hoje foi sobre John Cusack. Só discordamos no final do encontro, ouvindo Kiko Zambianchi, que nós adoramos, mas daí eu falei no Lenine. Perguntei se ele gosta, e ele disse que sim, uma ou outra música, mas eu disse que Lenine é lindo, ele não acreditou, ele é muito feio. Daí, eu quase coloquei tudo a perder. Tive vontade de dizer, Lenine é lindo, ele me lembra Eddie Vedder, que é lindo, que é a minha cara metade, só falta ele me conhecer para saber disso. Como eu estou prestes a fazer aniversário-
penso que a idade tem que servir para alguma coisa - me aquietei.

E cá estou eu, a escrever sobre essas horas agradáveis, efêmeras, sutis, momentos de gentilezas, de delicadezas, que fazem um bem danado à pele e à alma da gente.

Tocou o telefone agora, era meus olhos verdes, queria saber se eu fiquei chateada com alguma coisa. Eu estranhei a pergunta, daí fiquei pensando se eu o teria chateado com alguma coisa, daí lembrei de Freud, Jung e mandei eles irem dormir, e disse não, claro que não!

E agora, de volta às teclas, penso cá com meus botões. Lenine, Lenine, não me atrapalhe mais. Quero minha vida de volta!
Bons sonhos!

DICA DA CINÉFILA:Uma mostra de filmes já disponíveis na internet, e que objetiva abordar temas relativos ao movimento anti-globalização e a contemporaneidade, será exibido nos dias 22 e 29 de agosto, e nos dias 05, 12, 19 e 26 de setembro, sempre às três da tarde, no Auditório da Escola Téncnica da UFRGS.
O professor Paulo Albuquerque (FACED/UFRGS), organizador do evento, salienta que esta mostra vai permitir ao público ter acesso a documentos audiovisuais pouco conhecidos. Para quem quer mesmo ver bons filmes, segue a programação:

22-08 BRAD WILL

Uma noite nas barricadas. Quando os paramilitares dão um tiro de fuzil no peito de Brad Will, a câmera cai, mas continua gravando. Essa câmera passa de mão em mão, contando a história de Brad. E um pouco desse movimento de movimentos conhecido como antiglobalização. Das ocupações urbanas em Nova York, a um piquete ecologista no Oregon, à batalha de Seattle, Praga, Quebec, Gênova, Quito, Oaxaca... Por trás da câmera estão os amigos de Brad que, como ele, se dedicam a mostrar o que não aparece na TV.Direção: Videohackers
29/08 - GOOD COPY, BAD COPY

Com diversas entrevistas os diretores conseguiram captar a tensão existente no debate atual entre detentores de conteúdo da indústria tradicional e artistas da nova indústria. O nome "good copy, bad copy" alerta sobre o papel que o direito autoral pode desempenhar tanto para aprisionar estas novas formas de expressão cultural, quanto para libertar a cultura permitindo uma revolução criativa. Direção: Andreas Johnsen, Ralf Christensen

05/09 - CRUZANDO O DESERTO VERDE + SOJA

Cruzando o Deserto Verde reúne depoimentos denunciativos de um processo de implantação que não respeitou nem a cultura nem o território de tribos indígenas, quilombo, pescadores e produtores rurais, desarticulando seu modo de vida e provocando a destruição de rios e da Mata Atlântica, restando apenas um deserto verde. Soja, em nome do progre$$o é um documentário produzido pelo Greenpeace, sobre o avanço da soja na Amazônia e suas consquências tanto para a floresta quanto para a população do Pará. Mostra o conflito entre os ativistas e os proprietários de terra que dominam a política local. Direção: Fernando Solanas Duração:

12/09 - A REVOLUÇÃO DOS COCOS

A Revolução dos Cocos relata a luta do povo de Bougainville (ilha do pacífico) contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc, e depois por sua independência contra o exército Australiano e mercenários. Lutando e resistindo contra um cerco de 7 anos a população inventou meios alternativos para sobreviverem como energia elétrica, comida e remédios derivados do único material abundante na ilha, cocos. Direção: Dom Rotheroe

19/09 - A DIGNIDADE DOS NINGUÉNS

Este documentário reúne histórias comoventes da resistência social na Argentina frente ao desemprego e a fome resultantes do avanço do capitalismo globalizado. Relatos de solidariedade e pequenas epopéias contadas por seus protagonistas, heróis anônimos que em meio à revolta frente a um contexto de genocídio por descaso social, foram capazes de criar e desenvolver propostas coletivas e autogestionárias.Direção: Fernando Solanas
26/09 - OCUPAÇÃO 101

É provavelmente o melhor documentário para compreender o conflito existente entre Israel e a Palestina. Roubo de terra, prisões sem julgamento, estupros, assassinatos, humilhações, brutalidade banalizada, covardia e desonestidade a que estão submetidos os palestinos pelo estado e a sociedade civil israelense. Direção: Abdallah Omeish

Nenhum comentário:

Postar um comentário