Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

sábado, 8 de agosto de 2009

O gato preto de Edgar Allan Poe

Queridos e queridas,

"Meu propósito imediato é apresentar ao mundo, clara e sucintamente, mas sem comentários, uma série de simples acontecimentos domésticos. Devido a suas conseqüências, tais acontecimentos me aterrorizaram, torturaram e destruíram. " Assim começa a história do conto O Gato Preto, uma das grandes obras escritas por Edgar Allan Poe, um dos grandes escritores de todos os tempos. O Gato Preto iria se transformar em filme, com Bela Lugosi e Boris Karloff no elenco, sob a direção de Edgar Ulmer. Foi o filme de maior bilheteria da Universal Pictures
no ano em que foi lançado, em 1934.

O terror que respinga das páginas e páginas escritas por Poe, não é esse tipo de terror hollywoodiano regado a efeitos especiais. Não mostra o fantasma, mas a sua sombra. Não mostra o cadáver, mas o seu vulto. Não grita, sussurra. Não explicita, sugere. É realmente terror de primeira linha. Algo que quase não se vê mais em escritos e filmes. Porque escrever uma história de terror é bastante difícil, bem como transpor essa história para o cinema. Tem que transmitir veracidade, tem que sensibilizar o leitor/espectador, tem que convencer pelo subtexto. Tem que fazer o medo exalar por todos os poros, o suor escorrer abruptamente.
A pessoa querer largar o livro, esconder o dvd, dormir com a luz acesa.

O romancista e poeta americano teve uma vida aterrorizante. Com apenas dois anos, sua mãe morre e seu pai desaparece. Quando adolescente, tem que lidar com a loucura e o suicídio de Jane Stanard, mulher por quem se envolvera emocionalmente. Nessa época, Poe é visto perambulando solitariamente em volta do túmulo de Jane. Envolvido com jogos, boemia, dívidas, embriaguez, Poe ia se consumindo por seus próprios fantasmas, os quais exorcizava escrevendo os mais fantásticos contos de terror de todos os tempos.

Sem dinheiro, sem família, com depressão, e com a autoria de obras como A Queda da Casa de Usher, Willians Wilson, Os Crimes da Rua Morgue, neste último criando o personagem-detetive Dupin, predecessor de Sherlock Holmes, e que inaugura o gênero Policial. Lançou ainda sua primeira coleção de contos: Contos do Grotesco e Arabesco.
Em 1844, concluiu seu famoso poema O Corvo. O Poço e o Pêndulo, O Retrato Oval, O Coração Revelador, O Gato Preto, O Escaravelho de Ouro, e Histórias Extraordinárias
são outras obras extraordinárias de Poe.

O produtor e diretor Roger Corman realizou diversos filmes com base nos escritos de Poe, como as histórias que deram origem à trilogia Contos de Terror (1962). O filme A Queda da Casa de Usher, com a marcante atuação de Vincent Price, inaugura a série de filmes dirigidos por Corman a partir dos textos de Poe. Corman também adaptou para o cinema o texto poético O Corvo. No elenco, além de Vincent Price e Boris Karloff, o então jovem Jack Nicholson. Outro filme fantástico é Máscara Mortal da Orgia da Morte. Vincent Price interpreta um príncipe adorador de Satanás que se encontra com uma misteriosa figura de vermelho.
Uma cena que eu queria ter rodado, Do conto Pequena Palestra com uma Múmia: Um não-morto, considerado morto, ressuscita. O tido como cadáver acorda, e passa a conversar com os que estão diante dele. Os diálogos entre os vivos e o cadáver insinuam medo e pavor sobre o que aquele ser poderá fazer.
Com Poe aprendemos que o maior terror é aquele que nos persegue dentro de nós mesmos. Brota de nossa imaginação. Das culpas, dos traumas, das fobias, dos pesadelos, das perdas. Poe foi fundo, fundo demais na sua alma e na mente humana. Não há nada mais apavorante do que o medo da intimidade, do gato preto à espreita de nós e de nosso espelho. Bom domingo!

2 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!! Alan Poe é ótimo!!!!!

    "Os que sonham de dia são conscientes de mutias coisas que escapam aos que sonham só de noite."

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, inquietante. O medo da intimidade..
    do gato preto à espreita de nos e nosso espelho!
    BINGO!Eis o terror!

    ResponderExcluir