Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O homem, ordinário e extraordinário

Queridos e queridas,

Minha dica para o próximo sábado - ao contrário do que vocês estão a imaginar - não é ir no cinema ou na locadora de vídeo mais próxima de sua casa. É ir e conferir o lançamento da primeira coletânea de cartas escritas por Dostoiévski, nos anos de 1838 a 1880, que pela primeira vez são traduzidas para a língua portuguesa. O lançamento de "Dostoiévski - Correspondências" acontecerá no dia 15 de agosto, no Auditório da Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country, a partir das sete da noite.

E aí sim, com o livro na mão, e um dvd na outra, a dica seguinte é ir para casa e assistir filmes como Match Point (2005) ou O Sonho de Cassandra (2007). Ambos de Woody Allen, e ambos com referências explícitas à obra do célebre autor russo, que entrou para a história da literatura com obras como O Idiota, Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov. Seu primeiro romance, Gente Pobre, já anunciava que estava nascendo um escritor profundo, cujas obras seguintes foram todas escritas a partir de questionamentos existenciais, diálogos de grande eloquência e encenação de profundos dramas psicológicos.

As cartas de Dostoiévski revelam a sua exímia arte de escrever, mostram as dificuldades por ele muitas vezes enfrentadas no desenvolvimento de seu processo criativo, os seus pensamentos sobre o fazer literário, seus medos, suas angústias. Os livros de Dostoiévski revelaram um dos maiores escritores da literatura mundial, e um dos mais profundos pensadores de temas que o cinema veio mostrar, com referenciais especialmente abordados na obra de Woody Allen.
Crime e Castigo é considerado por muitos como a obra maior de Dostoiévski.
Neste livro ele mostra o conflito que se estabelece entre a razão e a moral, os sentimentos como o sofrimento, a culpa, o arrependimento.
Esses elementos se transformam, no olhar cinematográfico de Allen, em filmes como Match Point e O Sonho de Cassandra. As dúvidas, as dívidas, os interesses, as escolhas racionais, as escolhas não-racionais, o preço a pagar pelas escolhas, o preço a pagar por ser honesto, ético.
Ou por não ser.

Em Match Point, o personagem aparece lendo uma obra de Dostoiévski. Mas ao fechar o livro, o que faz? Usa de sua razão para escolher conforme suas conveniências, seus interesses imediatos e materiais. Porém, sua desrazão o leva a se apaixonar por uma outra mulher, com quem estabelece uma relação de desejo, incompatível com os interesses que mantem seu casamento com uma mulher tão querida quanto rica. Dos dilemas morais permanece a razão incrivelmente fria do personagem, que esconde sua culpa em nome de algo mais altruísta, digamos assim: seu status, seus interesses materiais.
Em O Sonho de Cassandra, não somente Crime e Castigo, como as obras Os Irmãos Karamazov e O Jogador são também referenciais para Woody Allen desenvolver essa trama que igualmente envolve irmãos movidos pela culpa, pelos interesses, pelos tormentos. São irmãos, de famíila humilde, que para pretensamente se livrarem de seus problemas financeiros, cometem um crime. Seus problemas estariam então apenas começando...

A autobiografia de Dostoiévski está explícita em muitas dessas obras levadas ao cinema. Pobre, endividado, deprimido. Angustiado pela obsessão de se tornar alguém melhor, e pela obsessão de não ser o que não se é. Os personagens do grande romancista social Dostoiévski são irremediavelmente divididos, são o homem ordinário e o homem extraordinário.
Múltiplos de si mesmo.
Bom dia!

2 comentários:

  1. Obrigado pela dica! Adorei, sou apaixonado pelo Dostoiévski!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tomei a liberdade de ver seu blog, em função de Dostoievski...rs O que mais vc tem sobre esse homem magnífico? Estuda algo em relação a ele? Obrigada

    ResponderExcluir