Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

domingo, 2 de agosto de 2009

Apenas sorrir

Queridos e queridas,

Entre os vídeos de cabeceira que achei no meio dos cinco cobertores está o clássico Tempos Modernos (1936). O último filme mudo de e com Charles Chaplin, e que é certamente uma de suas obras primas, assim como O Garoto e O Grande Ditador.

Chaplin é um dos grandes nomes do cinema de todos os tempos. Recebeu diversas premiações, inclusive o Oscar pelo conjunto de sua obra, em 1972, cinco anos antes dele morrer. Ele era um homem de múltiplos talentos: escreveu, produziu, dirigiu, atuou e financiou seus filmes.

O grande nome do cinema mudo criou o personagem Carlitos, um andarilho vestido com trajes e trejeitos de cavalheiro. É dele a letra de Smile, música preferida de Michael Jackson, e que está no filme Tempos Modernos.

Este filme merece ser visto sempre. Rodado em preto e branco, sonorizado, mas praticamente sem falas, mostra as peripécias de Carlitos, um empregado que se torna desempregado, que é preso e liberto, líder grevista por acaso, herói por acaso, e que por acaso se apaixona. Peripécias que acontecem em plena época da depressão americana, quando a população dos Estados Unidos começou a vivenciar um quadro de desemprego e fome. Da mão de obra humana à substituição pelas máquinas, do processo de industrialização que visa à produção em série à "robotização" da atividade laboral, à desumanização e desvalorização do trabalho.

A genialidade de Chaplin aborda temas tão impactantes com uma comédia que faz rir e emocionar: a exploração do trabalho no sistema capitalista, o abismo entre os pobres e os ricos, as desigualdades que cada vez aumentam na sociedade do capital, as visões e as perspectivas absolutamente distintas, conforme as classes sociais.

Os chamados tempos modernos são esses que abrem mão do humano pelo lucro.
Como o filme mostra claramente essa questão, é também claro que Chaplin pagou caro por fazer um filme de acordo com suas convicções. Foi boicotado em vários países, inclusive nos Estados Unidos, no tempo do macartismo. Tido como marxista, teve seu nome incluído na lista negra de Hollywood. Ao retornar de uma viagem da Europa para os Estados Unidos, teve seu visto cassado e foi impedido de entrar nos EUA, sob a alegação de realizar atividades anti-americanas. Foi morar na Suiça. Óbvio também que seu filme foi boicotado na Itália de Mussolini e na Alemanha de Hitler.
O que realmente importa é que o talento e a verdade falam por si. Mesmo, e eu diria, especialmente, no filme sem falas. Somente Chaplin para revolucionar esta grande arte, trazendo temas tão terríveis, e ainda tão atuais, como a situação em que vivem as pessoas sem emprego, os pobres em geral, os operários que valem menos do que um parafuso em uma sociedade capitalista autofágica, e em um sistema político em estado de decomposição ética.

Ver, rever e ver novamente Tempos Modernos é emocionar-se diante da poesia de Chaplin, é rebelar-se contra os sistemas que desumanizam, é reinventar-se pelo riso, pela possibilidade de mudança. É o que o adorável vagabundo Carlitos consegue, com seu chapéu de coco, sua bengala, e suas peripécias em um mundo doido, o grande legado deixado por esses tempos modernos.
Boa semana!


Smile,Tough your heart is aching
Smile, Even though it's breaking,
When there are clouds in the sky, you'll get by
If you smile
Through your fears and sorrow, smile
And maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through for you.
Light up your face with gladness,
Hide ev'ry trace of sadness,Altho' a tear may be ever so near,
That's the time you must keep on trying,
Smile, What's the use of crying,
You'll find that life is still worhwhile,
If you just smile.


Sorria, embora seu coração esteja doendo / Sorria, mesmo que ele esteja partido / Quando há nuvens no céu / Você sobreviverá...Se você apenas sorri / Com seu medo e tristeza / Sorria e talvez amanhã / Você descobrirá que a vida ainda vale a pena se você apenas... / Ilumine sua face com alegria / Esconda todo rastro de tristeza / Embora uma lágrima possa estar tão próxima / Este é o momento que você tem que continuar tentando / Sorria, pra que serve o choro? / Você descobrirá que a vida ainda vale a pena / Se você apenas... Sorrir

Nenhum comentário:

Postar um comentário