Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
escrevo a dor e o prazer de viver vivo para escapar da morte morro e acordo cada vez mais forte

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O poderoso

Queridos e queridas,

Fui devolver os vídeos na locadora, quando começou a se anunciar um temporal. Após alguns breves dias de sol e calor, o inverno reclama o seu lugar. Então, a atendente apressou-se em me entregar dois DVDs: As pontes de Madison, e O Poderoso Chefão. Nada mal para uma noite insone chuvosa. Prestes a voltar com chuva, ainda assim resolvi ir no supermercado, porque Grapete e chocolate não poderiam faltar. Meu Olhos verdes foi me buscar. Percebi então que a noite chuvosa seria uma clarão de luz para terminar o meu dia.

Grapete, chocolate, e O Poderoso Chefão. Melhor do que isso, foi ver meu Olhos verdes imitando Don Vito Corleone. Impagável, sensacional. Fiquei maravilhada, imaginando que eu estou com um novo Marlon Brando!

Marlon Brando que aliás, não era bem visto pelos produtores quando o diretor Francis Ford Coppola o indicou para atuar no filme, cuja história foi baseada no best seller escrito por Mario Puzzo. A responsabilidade e o desafio de Coppola eram imensos: fazer um filme que tivesse no mínimo o mesmo sucesso que o livro, e convencer os produtores de que o principal papel deveria ser do bad boy Marlon Brando, assim como o outro importante papel, do filho Michael Corleone, deveria ficar com aquele rapazote que eu só reconheci pelas olheiras, pois parecia mais Andy Garcia:
o grande e até então jovem e desconhecido Al Pacino.

O poderoso Coppola venceu. Não levou, por incrível que pareça, o oscar de melhor diretor, apesar de O Poderoso Chefão (1972) ter recebido 03 Oscars: melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado, além de inúmeros outros prêmios. A belíssima música de Nino Rotta é outro destaque do filme, assim como as atuações de um grande elenco, com Diane Keaton, James Caan e Robert Duvall.

A história gira em torno da saga da "família" Corleone, entendendo-se família como um clã de mafiosos italianos em disputa com outros clãs. Brigas de famílias. Babel de famílias. Não estamos falando mais da Máfia, mas de famílias, de um modo geral. Caim e Abel em todos os tempos e lugares. Don Vito Corleone também era um pai de família, um avô de família, também tinha princípios. O maior deles não era o culto ao dinheiro e ao poder. Era a lealdade. Quem era desleal, pagava o preço mais alto que se pode pagar, com a própria vida. Don Vito Corleone sabia que há negócios rentáveis, muito rentáveis, e talvez por serem escusos são tão rentáveis, como bebidas, armas, mulheres. Como cooptar juízes e policiais, formar uma rede de proteção para a preservação dos negócios e da família. Don Corleone também sabia que envolver-se com drogas seria uma droga para si, para os negócios e para a família. Don Corleone é um homem sábio.

Coppola estava coberto de razão quando declarou neste ano que O Poderoso Chefão é um filme completo, sem a necessidade de continuação, embora seu final, com Michael assumindo-se como Don Corleone, sob o olhar incrédulo de sua esposa, já demonstre que a saga dos mafiosos estava apenas começando. Quando há luta pelo poder, por dinheiro, cobiça, não há fim, apenas trégua, como já falava o sábio Corleone. Na trégua entre a guerra e paz, o melhor estrategista analisa como driblar e aniquilar o inimigo. A morte de Sonny, filho de Don Corleone, e do próprio Godfather, foram apenas o começo da estratégia, levada adiante por seu filho, em nome da preservação da família, dos negócios, e pela lealdade.

O filme é simplesmente um dos maiores filmes da história do cinema. O temporal cancelou sua vinda, a chuva diminuiu seu ritmo, a luz não faltou. Reverência total a um clássico.
Agora, a grapete e o chocolate, amanhã vou comprar mais.
Beijos!



3 comentários:

  1. Gostei muito, principalmente do cara que imita o Marlon Brando. Como ele é?

    ResponderExcluir
  2. Ele é muito, muito lindo, inteligente, charmoso, querido e especial.

    ResponderExcluir
  3. a bíblia da vida...um oráculo cinematografico, o melhor de todos...

    ResponderExcluir